Metodologia

NOSSA RECEITA

Ao ver a maneira tradicional do ensino de inglês na maioria das escolas, que seguem a mesma receita básica de route memorization (aprendizado por repetição), pensamos em criar algo inovador, que trabalhasse todas habilidades de uma maneira diferente do padrão.

Um projeto transformador, com ingredientes que estimulam a criatividade, o senso crítico, a imaginação, arquitetando o aprendizado de uma forma lúdica e dinâmica e com resultados comprovados: nossos alunos têm 100% de aprovação nos exames de Cambridge.

Esta é a receita que deu certo: uma metodologia focada no aluno, respeitando o seu processo de desenvolvimento.

POR QUE UMA CIDADE?

Toda a estrutura da escola foi planejada para garantir o melhor processo de aquisição do idioma.

Ao entrar na nossa cidade, o aluno é exposto de maneira natural e espontânea a locais do cotidiano: supermercado, lojas, delegacia de polícia, pet shop, padaria, entre outras.

Além disso, temos como ferramenta o rodízio semanal de sala de aula. Isto faz com que o aluno reaja com rapidez para identificar o local onde estudará na semana, ampliando assim seu vocabulário e sua adaptabilidade a diferentes situações.

CLIL (CONTENT AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING)

Usamos a abordagem CLIL em nossos special projects. Esta abordagem consiste em utilizar a linguagem como meio para comunicação, cognição, cultura e conteúdo.

TAXONOMIA DE BLOOM

Por trabalhamos com special projects, alinhamos a Taxonomia de Bloom para ir além do cognitivo. Assim, podemos extrair também o potencial humano e fazer com que os alunos alcancem seus sonhos, com olhar mais otimista e assertivo, incrementando o processo de ensino e aprendizagem.

Estes projetos são sempre estruturados com base em três perguntas: “o que?” “como?” e “para que?”. Como utilizamos o CLIL, aplicar esta metodologia é essencial para garantir sucesso em nossas aulas.

GAMIFICATION

Já é cientificamente comprovado que o brincar é essencial na formação do ser. Ao usar elementos de jogos em sala de aula, o aprendizado se torna mais envolvente e faz com que os alunos explorem e tenham participação mais ativa.

Além de ser uma estratégia pedagógica, com a gamification podemos desenvolver ações e reflexões – saber ganhar e perder, trabalhar em equipe, criar espírito de liderança, ampliar a percepção de padrões e potencializar o pensamento estratégico.

AULAS DINÂMICAS

Ter que estudar pode muitas vezes se tornar algo maçante para os alunos. Nossas aulas usam elementos para fugir da rotina: trabalhos em grupo, recursos audiovisuais, brincadeiras e a própria estrutura da escola para transformar a rotina de sala de aula. Ao utilizar realia em sala de aula, o aluno internaliza o aprendizado.

DESIGN THINKING

Estudos afirmam que, por natureza, a mente humana não gosta de pensar, pois o nosso cérebro entende que há um custo energético para tal, e essa energia gasta pode ser importante para o corpo em emergências. Além disso, há também o fator que o ser humano não gosta de falhar. Aí entra o Design Thinking, onde o professor utiliza esta abordagem integrativa.

É importante que o professor vá além de apenas passar a informação: é necessário discutir, destrinchar e permitir que o estudante assimile o que foi ensinado em pequenas etapas. Estas, quando unidas, criam algo maior e concretizam o aprendizado pretendido.

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